diversas taças de frisante e espumante

Qual a diferença entre frisante e espumante?

Que atire a primeira pedra o apreciador de vinhos que nunca pensou a respeito. A diferença entre frisante e espumante é um questionamento muito comum. E a gente já começa entregando: eles divergem, sim, mas também apresentam semelhanças. Confira no post de hoje a resposta para esta dúvida em definitivo! Boa leitura!

 

No que frisante e espumante são semelhantes?

Experimente servir uma taça com espumante de qualidade. Depois, faça o mesmo com um frisante<. Você verá que ambos os tipos de vinhos fazem bolhas e espuma, em razão do gás carbônico, primordialmente. Ainda, no que diz respeito ao paladar, é possível encontrar ambos em versões mais secas, ou seja, com menos açúcar. Por outro lado, para quem gosta, também se pode optar pelos rótulos mais doces, a exemplo dos demi-sec.  

E no que frisante e espumante se diferem?

Para que você possa entender tudo nos mínimos detalhes sobre a diferença entre frisante e espumante, elencamos categorias. Vamos lá:

Teor alcoólico

Enquanto os frisantes obtêm graduação alcoólica que varia entre 7 e 14% em volume, nos espumantes este percentual varia de 10 a 13%. Então os frisantes são menos alcoólicos que os espumantes? Sim!

Gás carbônico

O gás carbônico dos espumantes deve ser obtido naturalmente durante a fermentação alcoólica da bebida. Por outro lado, para a produção dos vinhos frisantes, o gás pode ser alcançado não só de forma natural como também artificialmente. É este o motivo pelo qual os frisantes fazem menos espuma e têm menos bolhas em comparação com os espumantes.

Pressão

Outra diferença entre frisante e espumante é a pressão dentro das garrafas. Nos frisantes, varia entre 1,1 e 2 atmosferas. Para os espumantes, a pressão mínima é de 3 atmosferas, às vezes chegando a 6.

Logo, a pressão interna em uma garrafa de frisante é bem menor do que na de um espumante. É por isso que as garrafas de frisantes não são tão resistentes – justamente porque a pressão interna não é capaz de estourá-las.

 

Em que temperatura servir frisantes e espumantes?

Bem gelados! Entre 6ºC e 8ºC é sempre o ideal. Por isso, em dias muito quentes, aposte em um balde com gelo. Assim a temperatura é mantida e a experiência fica muito mais refrescante!

 

Vapt vupt

Uma sugestão de espumante: experimente o Aurora Pinto Bandeira Extra Brut

Uma sugestão de frisante: Olha só o charme dessa garrafa de Frisante Relax Garibaldi Rosé Suave:

<

E aí, o que achou das nossas dicas? Compartilhe conosco!

 

Por Francielle Santos – Relações Públicas

 

Veja também: Qual o melhor espumante para casamento?

I Love Vinhos

Nosso nome fala tudo sobre nós. Somos apaixonados por vinhos.

02 comments on “Qual a diferença entre frisante e espumante?

Deixe um comentário