Você sabe tudo sobre o Malbec? 17 de abril é o dia dele!

Proveniente das regiões francesas de Cahors e Bordeaux, o vinho Malbec é o preferido de muitos apreciadores de vinhos tintos, especialmente no inverno. A uva utilizada para sua produção é chamada de… adivinhe: Malbec!

Este tipo de vinho é famoso pelos rótulos produzidos em vinícolas na Argentina, sobretudo na região de Mendoza. O território próximo à Cordilheira dos Andes, aliás, foi a escolha para imigrantes europeus que almejavam estabelecer o cultivo de uvas no país. O motivo? O clima na altitude.

As uvas desta especialidade precisam ser produzidas em locais acima do nível do mar, onde as noites são frias e durante o dia há bastante incidência de sol. Isso porque ao tentarem se proteger dos raios UV, os cachos desenvolvem cascas mais escuras, cruciais para os atributos do vinho Malbec.

Em geral, o sucesso desta bebida é atribuído ao preço bastante em conta e sua facilidade para agradar aos mais variados paladares. Mas vamos mostrar para você outras características que tornam o Malbec uma bebida única. E prepare-se para comemorar: 17 de abril é o Dia Mundial do Malbec!

 

Por que todo mundo ama o Malbec?

Embora sejamos suspeitos para falar, arriscaríamos dizer que o contexto todo faz do Malbec um vinho memorável.

Entretanto, para que sejamos técnicos, a resposta correta para a pergunta é: o sucesso do Malbec deve-se a uma série de propriedades, todas ligadas aos nossos sentidos, tal qual um bom vinho deve ser sempre. Vamos a eles:

 

A visão

O tipo de vinho Malbec é um vinho tinto clássico. Sua coloração vermelho púrpuro intenso é também chamada de rubi violácea. Na verdade, há quem considere que ele é mais roxo que vermelho mesmo, tamanha concentração.

 

O olfato

O aroma do Malbec remete a frutas de colorações fortes, como o de cerejas maduras e ameixas. Em alguns rótulos, percebe-se também aromas florais, remetendo a baunilha e violeta. E esta mistura incrível de cheiros torna a bebida ainda mais deliciosa.

 

O sabor… Ah, o sabor!

Ele é inconfundível! Os vinhos Malbec têm sabor duradouro e adocicado na medida. Estes atributos são possíveis sobretudo graças à intensidade das frutas maduras.

O Malbec não é considerado um tipo de vinho fresco, mas suave, em função de seu sabor. A acidez neste caso tem equilíbrio e o paladar é longo e aveludado. Por estas razões, este é um vinho quase unânime, tendendo a agradar a todos os amantes dos tintos.

 

Como se harmoniza com o Malbec?

É fácil acertar na combinação de um bom vinho desta variedade com pratos. Mas atenção: é claro que cada gosto é único, mas a dica é priorizar os dias mais frios para curtir uma harmonização malbec.

Um Malbec de qualidade casa bem com carnes cujo sabor seja marcante. Picanha, costela, pato e alcatra são boas opções. E cordeiro, então, nem se fala! É por isso que preparamos uma receita especial para você logo abaixo.

Além disso, é um acerto apostar em receitas que tenham como base pimentões, berinjelas e cogumelos, bem como molhos fortes. Procure evitar a harmonização com peixes e saladas.

 

Receita de Carré de Cordeiro com Molho de Vinho Malbec

Se você gosta de carne de cordeiro, prepare-se para ficar com água na boca!

Você vai precisar de…

  • Carré de cordeiro inteiro
  • 500 ml de vinho Malbec à sua escolha
  • 10 ml de molho inglês
  • 80g de manteiga
  • 1/2 cebola pequena ralada
  • 20g de farinha de trigo
  • Azeite
  • Vinagre balsâmico
  • Pimenta do reino, sal, alho e alecrim: todos a gosto

Modo de preparo

  1. Em um refratário grande, despeje o vinho Malbec e adicione alho, sal e pimenta do reino a gosto. Bata tudo e coloque a carne, tentando envolver toda a sua superfície. Deixe marinando por duas horas. Depois coloque mais sal sobre a carne e debulhe maços de alecrim sobre ela. Cubra a ponto dos ossos já limpos com papel alumínio e leve ao forno em uma assadeira untada com azeite. Deixe por 20 minutos, posteriormente virando a carne.

  2. É hora de preparar o molho! Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola. Mexa bem até que a manteiga se derreta por completo.

  3. Acrescente a farinha, o alecrim, o vinagre balsâmico, o molho inglês e o vinho Malbec. Mexa bem entre o colocar de cada ingrediente. Tempere com sal a gosto e pimenta, deixando no fogo por um tempo de 10 a 15 minutos. Depois, é só servir e se deliciar! Se você e seus convidados gostam de tempero verde, colocar algumas pequenas folhinhas deixa o prato mais bonito e gostoso.

     

Sugestão de Malbec para se apaixonar

Prepare-se para se encantar com o argentino tinto seco Trivento Golden Malbec, especialmente porque ele também carrega tradição. Vinte colaboradores fazem da Casa de los Vientos uma das principais vinícolas processadas e exportadoras de vinho da Argentina.

Aliás, desde 2013, a Trivento é a marca de vinhos argentina número 1 em vendas europeias.

Este rótulo tem coloração roxa grená com reflexos azuis. Apresenta aroma de frutas vermelhas com ótimo ponto de maturação. Percebe-se também uma grande variedade de aromas, a exemplo de pão tostado, baunilha e especiarias. Na boca, é expressivo, com taninos sedosos, deixando um final persistente e agradável.

Veja também: Vinhos chilenos – por que são tão famosos?

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

One comment on “Você sabe tudo sobre o Malbec? 17 de abril é o dia dele!

Deixe um comentário