Vem aí o frio: 6 dicas de vinhos para aquecer o corpo

Especialmente para quem vive no sul do país, onde os termômetros costumam despencar no inverno, apreciar um bom vinho é tradição nos dias frios. Cachecol, cobertas, casacos quentinhos, lareira e taças do seu rótulo preferido entre amigos: tem coisa melhor?

Particularmente, nós amamos!

Os vinhos tintos são geralmente os mais indicados para esta época do ano, porque harmonizam perfeitamente com carnes, sopas, queijos e assados, todas aquelas delícias que amamos no inverno. E aliás, é claro que não podemos nos esquecer do glamuroso fondue.

Mas engana-se quem pensa que vinhos brancos não caem bem no frio. Você vai ver um bom exemplo no final deste artigo.

Mas antes, em que temperatura o vinho deve ser servido?

Comumente, recebemos uma pergunta que tem tudo a ver com vinhos e inverno: afinal, qual a temperatura ideal para servir os vinhos nesta época do ano? Não é regra, mas em geral, os vinhos devem ser servidos entre 16ºC e 18ºC.

Já no verão, recomenda-se deixá-los por cerca de meia hora na geladeira antes de servi-los. Já a indicação para os vinhos brancos é que sejam servidos com temperatura que varia entre 9ºC e 11ºC, em qualquer momento do ano.

Mas vamos às sugestões? Prepare-se para se apaixonar!

 

Vinho Stefanello Cabernet Sauvignon

Não sei você, mas por aqui, pensou, inverno? Pensou Cabernet Sauvignon! esta é, aliás, a rainha das uvas tintas. Sabia que a uva mais plantada no mundo em 2021 foi ela? Pois é, soberania total!

Nossa dica é um rótulo que figura entre os mais vendidos na nossa parceira Werle Comercial. O Vinho Stefanello Cabernet Sauvignon. Tinto seco e leve, sua acidez é equilibrada. Predominam notas frutadas. Elaborado na Serra Gaúcha com uvas selecionadas e com muito carinho e cuidado, o vinho oferece boa qualidade e preço justo. Aqui você conhece todos os rótulos da marca.

Ótimo para harmonizar com carnes vermelhas!

 

Vinho Trapiche Vineyards Malbec

Difícil mesmo é negar uma taça de Malbec. Trata-se da variedade mais elaborada e consumida na nossa vizinha Argentina, onde, de fato, o inverno é um tanto quanto rigoroso. A textura dos vinhos Malbec é mais encorpada, seus taninos são estruturados e na boca, o que fica é o paladar que remete às frutas vermelhas e negras.

O Vinho Trapiche Vineyards Malbec é argentino, da região de Mendoza, e pode ser visto como uma verdadeira preciosidade. Entre seus atributos principais, merecem destaque a intensidade e o equilíbrio. Apresenta aromas de ameixa e notas florais. O paladar é macio, fresco e frutado. Uma delícia para acompanhar massas com molho vermelho.

 

Vinho Casillero Del Diablo Shiraz

A uva Syrah (ou Shiraz) também é especial e apresenta tanto taninos quanto acidez bastante equilibrados. É a aposta perfeita escolher um rótulo desta variedade para harmonizar com pratos mais condimentados, a exemplo daqueles que levam pimenta-do-reino e cominho. África do Sul, Austrália, Brasil, Chile e Argentina são referências na elaboração de vinhos Syrah.

E por falar nos chilenos, o Vinho Casillero del Diablo Shiraz é um clássico! A linha de melhor custo-benefício da Concha y Toro é aclamada em todo o mundo. Este é um rótulo equilibrado com toques de especiarias, muito fácil de se beber. Seus taninos são suaves e doces, uma delícia.

Opte por este rótulo se a ideia for combinar vinho com filé à parmegiana, costelinha de porco e picanha ao alho. Deu água na boca!

 

Vinho Zanotto Sangiovese

Já ouviu falar na uva Sangiovese? Ela é simplesmente a variedade tinta mais cultivada na Itália. Cada vez mais, temos observado excelentes rótulos desta preciosidade pelo mundo. Argentina, Austrália e Brasil já a cultivam.

Aqui o conselho é adquirir algumas garrafas do inho Zanotto Sangiovese, elaborado pela Vinícola Campestre, de Vacaria, região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. E falamos em garrafas no plural mesmo, porque de fato, é uma delícia! Este rótulo tem coloração vermelho-claro, é límpido e brilhante. Seus aromas são leves e remetem a frutas vermelhas, como a cereja. No paladar, apresenta notas herbáceas e florais que lembram manjerona e tomilho.

 

Vinho Casa Perini Fração Única Merlot

A versátil uva Merlot pode gerar tanto vinhos mais leves quanto mais pesados. O que vai determinar é o seu terroir. Independentemente disso, a verdade é que boas taças desta casta são perfeitas para os dias frios, em especial quando a ideia é harmonizar com queijos de massas semiduras e molhos mais encorpados.

O Vinho Casa Perini Fração Única Merlot é elaborado na região da Serra Gaúcha pela Vinícola Casa Perini. Tem coloração vermelho rubi com reflexos violáceos, aromas de menta, especiarias, baunilha e frutas vermelhas. Seu paladar é equilibrado, agradável, persistente, de médio corpo, com taninos doces.

 

Vinho Cuvée Giuseppe Chardonnay D.O.

Quando a gente pensa em Chardonnay, logo vem à mente um dia mais quente de verão, certo? Nem sempre! As características marcantes de um vinho desta casta o tornam ótima opção também para o inverno, em especial quando há passagem por barrica.

Produzido pela renomada Vinícola Miolo, o Vinho Cuvée Giuseppe Chardonnay D.O. possui em seu visual um amarelo palha com reflexos esverdeados, aromas de pêssego, pera, damasco, mel e especiarias. Em paladar, destaca-se por ser cremoso, volumoso, equilibrado e persistente.

É um rótulo excelente para acompanhar sopas e caldos de peixe, cogumelos ou vegetais.

 

E então, o que achou das nossas dicas? Que outros rótulos de vinhos para aquecer o corpo você acrescentaria a esta lista?

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

Deixe um comentário