vinho sedo servido em uma taça em um fundo cinza

A história do vinho: teorias e curiosidades!

Você conseguiria imaginar que, antes mesmo de sabermos escrever, nós já conhecíamos o gosto do vinho? É isso mesmo que você leu. Alguns relatos datam que o vinho tenha surgido em 8000 a.C., mas essa é apenas uma das teorias! Isso porque existe uma grande interrogação quando o assunto é como ou onde tenha sido originado o vinho.

E esse é o assunto do post de hoje! Confira um pouco mais sobre a história do vinho e quais são as curiosidades relacionadas à bebida!

Quais são as possíveis histórias do vinho?

Como já mencionamos, a história do vinho é cercada de teorias. É muito improvável apontar um momento único na história e afirmar que é ali que deu-se o vinho. Entretanto, algumas culturas possuem suas próprias concepções de como a bebida derivada da fermentação das uvas surgiu. Venha conhecer algumas delas:

Desde a arca de Noé

Essa é a teoria dos cristãos. Fundamentados no velho testamento, os seguidores de Cristo acreditam que Noé, ao descer da arca, plantou uma vinha, como mencionado em Genesis 9:20-21:”20 E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha. 21 E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda”. Dessa forma, para os cristãos, Noé foi o primeiro vitivinicultor da história.

Esse trecho bíblico saiu do papel e inspirou uma pintura afresco na Capela Sistina, localizada no Vaticano, de Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, um dos maiores nomes do Renascentismo. A obra retrata Noé, na sua tenda, com seus três filhos Sem, Jafé e Cam.

Os deuses do vinho

Se você gosta de história e vinho, é provável que você esteja familiarizado com Dionísio, o deus grego do vinho – ou na versão romana, Baco. Na cultura desses povos, existem duas histórias mais populares de como o surgimento do vinho está diretamente relacionado às divindades.

A primeira diz que, o deus da festividade, ao caminhar acaba encontrando uma planta verde. Por ser deslumbrante e muito delicada, ele resolve protegê-la dentro de um osso de pássaro, entretanto ela continua a crescer. Então, com intuito de preservar a planta, o deus a realoca para um osso de leão e, posteriormente, para um osso de burro. Ao se desenvolver, a planta fornece frutos e Dionísio guarda-os para comer depois. É do cultivo e armazenamento dessas frutas que se origina o vinho.

Já a segunda, diz que o deus da festividade foi ensinado por seu professor e amigo, Sileno. Dessa forma, precisou apenas cultivar e disseminar a paixão pela bebida. Em ambas as histórias do povo greco-romano relata-se o apreço pelo líquido. Para essa cultura, o vinho é considerado um presente divino – e aqui na I Love Vinhos nós concordamos plenamente com essa afirmação!

A donzela persa

A fábula persa conta a história de como uma donzela do harém do Rei Jamshid descobriu acidentalmente o vinho. Isso mesmo, após sentir-se trocada pelo rei, a moça tenta se envenenar com uma bebida que, aparentemente, possuía uvas estragadas. Ao beber o “veneno”, a donzela sentiu-se sonolenta, porém ela acordou na manhã seguinte com um novo humor: estava totalmente revigorada.

Como ela estava melhor, compartilhou a descoberta da poção mágica com o rei. Então, após provar o elixir, Jamshid compartilhou a bebida com sua corte. Em seguida, ordenou que todas as uvas produzidas em seu reino deveriam ser destinadas à produção de vinhos – ele deve ter gostado um pouquinho, não é mesmo??!

A primeira produção e os egípcios

Alguns indícios mostram que a primeira produção de vinho ocorreu entre os anos de 8000 a.C. e 5000 a.C., na Geórgia. Entretanto, é no Egito que tudo é concretizado. Isso porque é lá no país das pirâmides que foram descobertas pinturas e registros detalhados que indicavam a preparação de vinhos. Além disso, eles também descreviam o consumo da bebida em celebrações – tudo isso por volta dos 3000 a. C.!

Esse encantamento dos egípcios fez com que os vinhos produzidos por eles fossem importados e exportados para diversas regiões, como: África Central, Europa Mediterrânea e reinos asiáticos. Além de todas as conquistas comerciais que o Egito teve em relação aos vinhos, eles alcançaram, também, o grande feito de serem os primeiros enólogos existentes.

Mas qual é a situação atual do vinho?!

Depois de uma viagem ao passado – com histórias e teorias interessantíssimas – é hora de saber um pouco mais do vinho nos dias de hoje.

Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, quatro países são responsáveis pela metade da produção de vinhos no mundo! É isso mesmo. O primeiro lugar é da Itália, seguida por França, Espanha e Estados Unidos. Já que mencionamos os produtores, acredito que vale a pena mencionar os consumidores, certo?

Em abril de 2021, em uma matéria da Forbes – com o apoio da Organização Internacional do Vinho, foi disponibilizado um gráfico indicando o ranking de consumo da bebida. O primeiro lugar é dos Estados Unidos, a medalha de prata é da França e a Itália completa o pódio.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: “legal!!! E o Brasil?” Calma, nós te respondemos. Nosso país ficou na 13ª posição, mas não é só isso. O consumo de vinho dos brasileiros aumentou 18,3% em relação ao ano anterior – pois é… acho que agora deu para perceber que adoramos um vinho.

Quer continuar acompanhando outras curiosidades sobre a bebida? Confira nosso post sobre 8 curiosidades sobre vinho que você provavelmente não sabia! Nós vemos no próximo conteúdo!

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

02 comments on “A história do vinho: teorias e curiosidades!

Deixe um comentário