Vinho para risoto: como escolher o vinho perfeito?

Prato muito famoso e comum entre famílias de tradição culinária, a receita do risoto é, segundo alguns historiadores, nascida ainda no séc. XI, quando os sarracenos, como eram chamados os árabes ou muçulmanos pelos cristãos do Medievo, dominaram o norte da Itália, mais precisamente na região da Lombardia e do Piemonte, e trouxeram o grão usado para fazer o prato.

O risoto tem como base de construção da receita o arroz, dos tipos arbóreo, carnaroli ou vialone, muita manteiga, queijo e um caldo aprimorado de legumes ou carne e pode ser adicionado à sua composição uma grande variedade de acompanhamentos, como frutos do mar, carne de boi/porco/aves e legumes de sua preferência. Ainda que não seja propriamente obrigatória na receita, bebidas alcóolicas também são usadas como parte da saborização do risoto. Seja a cachaça brasileira, saque ou vinagre de álcool, a bebida mais usada, e definitivamente a melhor, é o vinho.

Por que o vinho é a melhor bebida para o risoto?

Existem alguns motivos muito específicos para se usar bebidas alcoólicas no risoto, um deles, como já dito, é que a bebida ajuda a definir e agregar sabor ao prato já que cada bebida tem seu próprio sabor e isso dá um toque único e especial a receita.

Sendo um prato a base de arroz, o risoto tem a cremosidade que tem devido à quantidade de soltura do amido contido nesse alimento durante o cozimento. Quando adicionado álcool a mistura, os grãos liberem ainda mais amido durante o processo, acentuando sua textura cremosa e sabor intenso.

Mas por que o vinho é sempre a melhor opção? Assim como outras bebidas, o vinho entra na jogada para equilibrar a acidez do prato proporcionando uma complexidade maior dos sabores e dos aromas durante a degustação, ressaltando cada uma das particularidades dos ingredientes. A grande diferença aqui é que bebidas destiladas contêm alto nível de álcool e sabores muito mais fortes, não permitindo muitas vezes que os sabores dos ingredientes se destaquem. Já o vinho não somente se soma de forma suave como também libera ainda mais os sabores mais particulares do prato.

O melhor tipo de vinho para o preparo

O melhor vinho para preparo de risotos são os vinhos brancos já que sua leveza se soma aos sabores do prato agregando textura densa e encorpada. Ainda sim, não são quaisquer tipos de vinho branco que podem ser usados.

Leve sempre em consideração uma coisa: vinhos para preparo precisam ser obrigatoriamente secos. Vinhos secos, ou vinhos finos, são fabricados utilizando uvas de espécies nobres. Já vinho suave é um vinho fabricado com uvas comuns de espécies comuns e apresentam sabor adocicado, usá-los no risoto vai deixar seu prato com tons doces.

Entre os vinhos brancos indicados para o preparo de risotos estão o Sauvignon Blanc e o Chardonnay. Vinhos Sauvignon Blanc, em geral, têm acidez em bons níveis e podem ser utilizados em risotos em que o ingrediente principal também apresenta características mais leves de sabor, como camarão, lagostas e mariscos. Além de valorizar muito bem todos os sabores, é também um ótimo vinho para degustação.

Os vinhos Chardonnay são ideais para os entusiastas da culinária e degustação de vinhos já que são ótimos para agregar ainda mais sabor ao risoto. Combinam muito bem com saladas e tortas de massa leve devido a sua acidez agradável e aroma vegetal com toques tropicais, que traz bastante refrescância ao prato.

A harmonização com outros pratos!

Agora que você já sabe quais vinhos funcionam melhor em um preparo de risoto, é sempre bom saber também quais deles são os melhores como acompanhamento.

O risoto, ainda que seja um prato simples de ser feito, com alguns segredos, é claro, é um prato com preparação lenta e elaboração específica. Cada ingrediente precisa fazer sentido nele e cada sabor precisa ser muito bem definido para que nada se perca em meio à cremosidade do arroz. Para isso é preciso prestar atenção não somente no vinho de preparo, mas no vinho de degustação.

Já discutimos bastante sobre vinhos de degustação para pratos com camarão e outros frutos do mar aqui no blog, você pode ler tudo no post sobre harmonização de vinhos com camarão, então dessa vez passaremos direto para as harmonizações com outros ingredientes, mais especificamente para o risoto, claro.

Pensando em risotos com carne vermelha, são necessários vinhos que acompanhem o sabor da carne, já que o sabor do grande destaque do prato é bem marcante e forte. Procure por vinhos tintos secos com acidez acentuada e sabor presente como os Pinot Noir.

Para carnes de aves, mas leves e suculentas, a aporta é mais garantida. Tanto vinhos rosés, quanto vinhos brancos são opções extremamente válidas. Se a escolha for por vinhos brancos, vá atrás dos rótulos mais aromáticos feitos de uvas Riesling. Se a escolha for pelos Rosés, tanto frisantes quanto espumantes podem ser ótimas escolhas.

Se a opção for por risoto de legumes, aposte nos rótulos de meio corpo como os Chardonnay. Sem sombra de dúvidas, a melhor opção para acompanhar seu risoto de legumes.

Para pratos de queijo, seja apenas um único tipo de queijo, ou vários, a melhor aposta são os vinhos brancos fabricados com uva Pinot Grigio, já que apresentam uma grande quantidade de acidez e um frescor incrível.

E então, agora ficou mais fácil harmonizar com risotos? Saiba mais e aprenda tudo sobre Harmonização Descomplicada e Validade de Vinhos aqui no I Love Vinhos! Toda semana temos conteúdos novinhos esperando por você.

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

02 comments on “Vinho para risoto: como escolher o vinho perfeito?

Deixe um comentário