curiosidades sobre vinhos

10 curiosidades sobre vinhos que você não sabia

O mundo dos vinhos é inegavelmente fascinante. Também pudera: esta é uma bebida milenar, apreciada nos cinco continentes e cheia de particularidades. No artigo de hoje, preparamos algumas curiosidades sobre vinhos que vão engrandecer os conhecimentos dos wine lovers de plantão (por aqui, nós também amamos descobrir!).

Abra uma garrafa e boa leitura!

 

Envelhecer é diferente de amadurecer

É muito comum confundir o significado destes verbos no mundo dos vinhos. Na realidade, eles passam por amadurecimento quando ainda estão nos barris de carvalho ou nas cubas de aço inoxidável. Deste modo, somente quando estão nas garrafas é que envelhecem.

 

Nem todo vinho deve envelhecer

Já que o assunto é esse, uma curiosidade: em todos os vinhos aprimoram com o tempo! Grande parte dos vinhos brancos é produzida para ser consumida imediatamente ou em até 3 anos. Por outro lado, os tintos devem ser bebidos em no máximo 5 anos. Mas então quais devem envelhecer? Grandes rótulos cujo processo de produção e amadurecimento foram bastante detalhistas – estima-se que apenas 5% da produção mundial.

 

A rolha tem um papel importantíssimo

A rolha não é só para deixar o momento da abertura do vinho mais espirituoso. Ela existe para propiciar que o vinho respire e envelheça corretamente, realçando todos as propriedades da bebida.

 

Champagne? É lei. Só na França!

Que Champagne é a famosa região francesa produtora de vinhos, todo mundo sabe. A curiosidade é que nos termos da Lei De Denominação de Origem Protegida (DOP), definida pela União Europeia, todos os espumantes produzidos fora desta localidade não podem ser chamados de “champanhe”, apenas de espumantes mesmo.

 

O formato da taça é proposital

Entre as curiosidades sobre vinhos, não poderíamos deixar de mencionar as taças. A taça correta para o vinho é aquela cuja curvatura vai fechando mais na boca. O motivo é que deste modo ela retém os aromas da bebida. A maneira correta de segurá-la é pela base ou pé da taça, jamais pela cúpula para que os dedos não esquentem o vinho.

 

O vinho mais antigo do mundo

A garrafa lacrada mais antiga do mundo foi encontrada em 1867 por arqueólogos na localidade de Speyer, sudoeste da Alemanha, durante escavações em uma tumba romana. A estimativa é de que ela seja de 325 d.C. Apesar de haver líquido dentro do recipiente de vidro espesso, a garrafa nunca foi aberta, até mesmo por precaução. Hoje faz parte do acervo de um museu, na mesma região onde a encontraram.

“Saúde!”

Na Grécia Antiga, ocorriam muitos casos de assassinato por envenenamento de bebidas, primordialmente por questões passionais ou de poder. Por isso, virou hábito que o anfitrião oferecesse vinho aos convidados bebesse o primeiro gole para comprovar que a bebida era segura. Ao fazer isso, o que ele gritava? “Saúde!”.

 

Medo de vinho existe

Muita gente tem fobia a insetos, locais fechados, altura e por aí vai. Mas a curiosidade é que há quem tenha medo de vinhos! A enofobia não é muito comum, mas existe e está associada à fobia por bebidas alcoólicas e intoxicação. Os sintomas são ansiedade, palpitações, tremores e até falta de ar. A boa notícia é que um bom tratamento psicológico pode ajudar a amenizar o problema.

 

Nem sempre as mulheres puderam beber vinho

Na antiguidade, era proibido para as mulheres o consumo do vinho. Nos tempos do Império Romano, caso uma mulher fosse flagrada bebendo vinho, poderia até perder a vida. Que bom que os tempos mudam e hoje qualquer mulher pode apreciar um bom vinho aonde e como quiser!

Outra curiosidade relativa às mulheres é que, na maioria dos casos, o vinho causa maior impacto no organismo do que nos homens, devido à uma quantidade de uma enzima necessária para metabolizar o álcool no organismo.

 

A maior adega do mundo fica na República da Moldávia

Com um comprimento total de 200km e largura de 85 m, a maior adega subterrânea do mundo armazena aproximadamente 1,5 milhões de garrafas de vinho e pode ser conhecida de carro ou a pé. Ela fica na República da Mondálvia, um pequeno país do Leste Europeu. Alguém aí já visitou? Super dica de enoturismo, não é mesmo?

 

Essas curiosidades todas nós lemos neste ebook incrível da Werle Comercial, loja virtual de vinhos que entrega para todo o Brasil! E há muitas outras. Não deixe de fazer o download este material!

Mas queremos saber: já conhecia essas curiosidades sobre vinhos? Tem outras para compartilhar conosco? Então escreva pra gente!

Vamos adorar trocar ideias sobre esse assunto que nos deixa absolutamente encantados!

 

Veja também: Vinho tem glúten?

 

 

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

02 comments on “10 curiosidades sobre vinhos que você não sabia

Deixe um comentário