Estátua antiga de um deus do vinho tomando vinho

Quem é o deus do vinho?

Quem ama apreciar o mundo dos vinhos está sempre em busca de curiosidades. O deus do vinho já foi pauta entre seus amigos enófilos? No post de hoje, o I Love Vinhos apresenta Baco Dionísio brevemente a você! Confira!

 

Quem foi Baco Dionísio?

Senta que lá vem polêmica! Baco (relativo a Dionísio na mitologia grega) é fruto do adultério entre Zeus e uma mortal chamada Sêmele. Ao descobrir a traição, Hera, esposa de Zeus, decidiu se vingar convencendo Sêmele a pedir a ele que aparecesse para ela enquanto o deus grandioso que era. No entanto, isso mataria a amante. E assim ocorreu.

O filho, por sua vez, se salvou. Para terminar a gestação do bebê, Zeus costurou Baco em sua coxa, o escondendo de sua ciumenta esposa. Desta estranha gravidez, nasceu o deus do vinho.

Este é um dos mais antigos mitos gregos. Para se ter ideia, alguns registros indicam datar do século XIII a.C.

 

O que Baco Dionísio representa?

Baco é sempre representado como um rapaz jovem de cabelos longos ou um homem mais velho e barbudo. Sempre aparecia com um cacho de uva, uma taça de vinho e uma elegante coroa de hera sobre a cabeça.

Considerado o protetor das vinhas e do vinho, também está ligado à boemia, à festa, à fertilidade e ao teatro. Na Grécia Antiga, os cultos a Dionísio eram sempre repletos de vinho e fantasia, além de pitadas de erotismo.

Fartura e excessos tornam este jovem deus ainda mais vinculado ao vinho, uma vez que a bebida sempre foi importante símbolo de festividade. Inclusive o termo “bacanal” vem de “Baco” e designava as festas realizadas em seu nome.

E a história ganha mais personagens: de acordo com a mitologia, Sileno era professor de Baco. E foi a partir desta figura que o deus do vinho aprendeu sobre a cultura das vinhas e a fabricação da bebida.

Na arte, Baco também tem representatividade. Em “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, por exemplo, o deus do vinho tem protagonismo. A epopeia narra que Baco tentou impedir a chegada dos portugueses às Índias.

 

E então, gostou de conhecer uma parte da história e origem do vinho? Que outras curiosidades você tem? Compartilhe conosco. Sua dúvida pode gerar um post aqui no blog I Love Vinhos.

I Love Vinhos

Nosso nome fala tudo sobre nós. Somos apaixonados por vinhos.

Deixe um comentário