Conheça 5 Vinícolas Incríveis na Serra Gaúcha!

Está com planos de visitar a serra gaúcha? Se você respondeu sim, parabéns. Você terá um passeio inesquecível! Quer saber o motivo? Por lá você encontrará vinícolas incríveis e mundialmente famosas – pois é! E não estamos exagerando, viu?! Nós aqui do blog I Love Vinhos gostamos muito! Temos até um roteiro de viagem com dicas imperdíveis para os amantes de vinhos que pretendem conhecer essa região!

Então, como a felicidade deve ser compartilhada, passaremos o nosso valioso guia adiante! Confira as 5 vinícolas que você precisa conhecer ao visitar a Serra Gaúcha!

1. Aurora

Criada a partir de uma cooperativa de dezesseis famílias produtoras de uva, em 1931, surgia a Aurora! Localizada em Bento Gonçalves, a Aurora é a maior vinícola do Brasil, além de ser também a mais premiada. Isso demonstra toda a sua autoridade quando o assunto é o cultivo de vinho. O processo de produção é o diferencial da vinícola, da plantação das mudas ao engarrafamento do produto.

Além de toda a história da Aurora, existem algumas curiosidades do local, como por exemplo o acesso às barricas de carvalho que é feito por baixo das ruas da cidade. Lá, também é possível visitar um corredor com todas as bandeiras que fazem parte do cenário de exportação da Aurora, no total são 18 países e 868 mil litros de vinho por ano.

Visitando sua sede, você poderá conhecer os produtos mais premiados da marca com um tour exclusivo para degustação de 8 rótulos – que são gratuitos… sim é isso mesmo que você leu! Além de tudo isso, no hall de entrada, você poderá encontrar uma fonte com Baco, o deus romano do vinho – que mencionamos no nosso post da história do vinho!

2. Casa Valduga

Localizada no Vale dos Vinhedos, a Casa Valduga é referência quando o assunto é vinícolas no Brasil. A tradição de uma família que permanece por 140 anos sobre a mesma filosofia do patriarca Luiz Valduga: “Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas bem feita.” Ou seja, a qualidade é um dos ingredientes primordiais para essa vinícola.

As virtudes da Casa Valduga são reconhecidas em mais de 20 países em todos os 5 continentes. As premiações também possuem números gigantes: cerca de 300 prêmios em concursos nacionais e internacionais! Continuando com as curiosidades, a Casa Valduga é a maior cave de espumante da américa latina, com cerca de dois milhões de garrafas em estoque – é praticamente inacreditável, mas é verdade.

Todas essas características fazem da Casa Valduga um lugar a ser visitado. Além da qualidade do seu produto, sua estrutura é fantástica. Eles se renovam a cada dia por acreditarem muito nos benefícios que a tecnologia pode propiciá-los. Ao visitá-los você terá uma experiência sinestésica, com toda certeza.

3. Família Geisse

Fundada em 1979 pelo chileno Mario Geisse, a vinícola Família Geisse fica na famosa Rota dos Vinhos de Pinto Bandeira. Por ser engenheiro agrônomo e enólogo, Mario veio ao Brasil para dirigir a Moët & Chandon, mas percebeu que os solos da região Sul eram diferenciados. Dessa forma, aproveitou a ajuda da natureza e adicionou o seu conhecimento para cultivar uvas de qualidade – e deu muito certo, não é mesmo?

Prezando pela qualidade, todos os vinhos produzidos pela Família Geisse são experimentados às cegas por seus degustadores e devem ser aprovados por unanimidade! E não é só isso! Eles também promovem experiências com visitas guiadas e diversos atrativos, como o Geisse Experience que é simplesmente um tour que envolve degustação e cachoeira. Já imaginou viver algo dessa intensidade?!

4. Miolo

A vinícola Miolo também faz parte do Vale dos Vinhedos, na capital brasileira do vinho Bento Gonçalves! Criada em 1897 pelo imigrante italiano Giuseppe Miolo, a vinícola originou-se da esperança de Giuseppe, isso porque ele trocou suas economias por um pedaço de terra chamado Lote 43 no Vale dos Vinhedos – se você leu Lote 43 e reconheceu o nome, você certamente é um de nós!

Já na década de 70, a Miolo foi pioneira no plantio de uvas finas, gerando um grande reconhecimento à família. Entretanto, é no final de 1989 que está a grande reviravolta. Isso porque a família Miolo era responsável por comercializar uvas, mas com a chegada da crise acabou dificultando a venda das frutas. Então, para tentar superar a condição, eles se reinventam e começam a produzir o próprio vinho para ser vendido a granel – e o resto é história!

É claro que não podemos passar pela vinícola Miolo sem falar da Wine Garden, não é mesmo? Se você é um amante de vinhos, é bem provável que conheça esse bar a céu aberto. O gramado do “Jardim do Vinho” é super aconchegante, com pallets, almofadas, ombrelones e tudo mais. Por lá você estará cercado de muita conversa bacana, música, comida e – claro – vinhos e espumantes!

5. Família Salton

Com mais de um século de história, a Família Salton merece ser citada quando falamos de vinícolas brasileiras. Também localizada na Serra Gaúcha, a Salton começou a produzir cedo, em 1933 eles já elaboravam espumantes – com a orientação do pároco local seguindo a receita do Vaticano… pois é, não é pra qualquer um!

Após uma reestruturação na empresa, em meados de 1999, a Família Salton começa a estudar a elaboração de vinhos finos e espumantes com padrões internacionais. E pouco tempo depois, na safra de 2002 do vinho Salton Talento, veio o reconhecimento: o de melhor vinho tinto do ano. Agora falando de dias atuais, a Salton é a única marca brasileira de vinhos a conquistar o primeiro lugar na Wine Brand Power – prêmio que era exclusivo das marcas internacionais.

Se você é um “ilovinho”, esse é o seu guia! É importantíssimo mencionar que existem outras vinícolas espetaculares pela Serra Gaúcha – e por todo o Brasil – mas essas são nossas dicas para começar a explorar a região. Não deixe de acompanhar nossas outras dicas e continue desfrutando das melhores novidades sobre o universo dos vinhos aqui no blog I Love Vinhos!

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

One comment on “Conheça 5 Vinícolas Incríveis na Serra Gaúcha!

Deixe um comentário