Mulher com um pé apoiado em um banco amarrando o tênis de corrida

Vinho e exercício físico: beber uma taça é o mesmo que uma hora treinando?

A ideia encanta mesmo, ainda mais para quem gosta. Algum tempo atrás, uma série de veículos de comunicação noticiou que a ingestão de um copo de vinho tinto por dia teria os mesmos efeitos no corpo humano que a prática de exercício físico durante uma hora. Mas será que procede? Qual a relação entre vinho e exercício físico?

Tudo começou a partir de um estudo estudo da Universidade Alberta, no Canadá, em 2012. Os pesquisadores encontraram resultados e efeitos no corpo equivalentes quando uma pessoa toma uma taça de vinho tinto e ao treinar por ao menos uma hora na academia.

 

Mas será que é verdade mesmo?

O I Love Vinhos foi atrás de mais informações e verificou que, na verdade, a história não é bem assim. Sentimos muito por desapontar os nossos leitores, mas vamos aos fatos.

De acordo com pesquisadores, esta informação refere-se ao efeito positivo do resveratrol, um antioxidante presente no vinho tinto, e não ao efeito do vinho propriamente dito. De fato, trata-se de uma substância positiva em vários aspectos da saúde. 

O estudo foi realizado em 2012 e pretendia investigar “o efeito da suplementação com resveratrol no rendimento do exercício, na força de músculos isolados durante contração isométrica e no metabolismo oxidativo do organismo em ratos”. Leram bem? Em ratos!

Ao que tudo indica, extrapolar automaticamente os resultados obtidos para os seres humano não é tão aconselhável assim.

 

O problema está na proporção do estudo

No estudo, verificou-se uma pequena melhora nos ratos que foram suplementados com resveratrol em comparação com o grupo que fez exercício e não tomou a substância.

No entanto, na comparação do grupo suplementado com resveratrol e não fez exercício com o grupo que não tomou o resveratrol e fez exercício, constatou-se que o exercício é uma variável muito mais importante para a obtenção dos resultados.

Outra questão importante neste estudo é a quantidade de resveratrol utilizada e a quantidade de vinho que isso implicaria para o ser humano. No estudo, os ratos receberam uma dose de 4g/kg, o que significa que, se convertermos para a dose a aplicar em humanos, dá uma quantidade de 24mg/kg por pessoa.

Se aplicarmos um valor médio de 70kg, temos uma dose de 1.680mg de resveratrol por dia. Isso significa muito mais do que um simples copo. Isso porque no vinho podemos encontrar entre 0,361 a 1,972mg por litro de vinho, ou seja, mesmo partindo do valor mais elevado – e arredondando para 2 –, seriam necessários 840 litros de vinho para obter a dose de resveratrol aconselhada pelo referido estudo. Tendo em vista que um copo tem cerca de 170ml, seriam necessários pelo menos 4.940 copos.

 

Mas afinal, vinho faz bem à saúde?

Sim, sem dúvidas, quando consumido com moderação, evidentemente. Este já foi inclusive assunto abordado aqui no blog

Os estudos sobre a relação do vinho com a saúde estão sempre em evidência. Merecem destaque os seguintes atributos do vinho:

  • Aumenta o colesterol “bom” (HDL) e principalmente reduz os índices do “mau” (LDL);
  • Aumenta o nível de energia do corpo;
  • Contribui para a saúde cardiovascular;
  • Pode ajudar a ficar longe da depressão;
  • Previne e trata o câncer;
  • Ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo II.

 

Acerte na dose!

Inegavelmente, uma dieta balanceada, exercícios regulares e uma taça de vinho por dia podem ser um excelente combo para um cotidiano mais leve. Desfrute!

 

Veja também: Vinho tinto previne cáries?

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

One comment on “Vinho e exercício físico: beber uma taça é o mesmo que uma hora treinando?

Deixe um comentário