O que é um vinho reservado? Entenda! | I Love Vinhos

Esse termo, utilizado entre os países da América Latina, é a causa de muita confusão entre os consumidores menos experientes de vinho. Isso porque esse tipo de nomenclatura é aplicado a muitos títulos disponíveis nessa região, mesmo não tendo o seu significado amplamente conhecido.

Se você é um ilovinho mais experiente e conhece sobre os tipos de vinho, provavelmente já tem alguma ideia sobre o assunto do qual iremos tratar, mas caso você esteja no começo da sua paixão vinícola, fiquem até o final, pois garantimos que esse post será de grande utilidade. Então, sem mais delongas, vamos para o que realmente interessa.

O que é de fato um rótulo reservado?

Na sua trajetória de amante de vinhos, provavelmente você já se deparou em adegas, supermercados e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, com a palavra “reservado” nas prateleiras. Isso por conta da grande quantidade de “opções de entrada” nos catálogos das vinícolas sul-americanas.

Isso acontece porque a maturação e o processo de produção desse estilo são feitos de maneiras divergentes do conhecimento geral que temos. No processo de fabricação, existem etapas de maturação feitas em barris de carvalho que proporcionam notas de sabores e o “envelhecimento” em graus diferentes até que o suco fermentado das uvas seja destinado às garrafas. E é exatamente nesse ponto que podemos classificar quem é quem.

A Stefanello é uma das referências no mercado de reservados. Venha conhecer mais sobre seu processo de produção!

A etapa de fermentação do vinho reservado

Os processos que compõem a fermentação são extremamente importantes, ao passo que é através deles que as notas e perfis de sabor são desenvolvidos com mais detalhe. Caso você não esteja tão familiarizado com os pontos básicos da Enologia, sugerimos a leitura desse conteúdo incrível para iniciantes no universo dos vinhos.

E os rótulos que fazem parte dessa categoria, na maioria das vezes, não são submetidos ao amadurecimento nos barris, tornando a sua produção mais simples. Essa abordagem, além de favorecer a venda por valores mais acessíveis, tem como resultado vinhos com perfis mais frutados e de sabor suavizado, sendo alternativas ideais para consumo frequente e ao longo do dia.

Quanto à qualidade desses itens, o que acontece é apenas a opção por não aplicar uma das etapas, gerando produtos com características mais elaboradas ou não. Ou seja, são modos diferentes na hora da criação e fabricação. Consequentemente, os sabores e aromas serão diferenciados conforme a escolha de quem irá beber.

mulher sentindo o aroma do vinho

E sobre a diferença entre reservado e reserva?

Nos países da América Latina ainda não foi criada uma diretriz ou lei que sirva como guia para os passos a serem seguidos na produção dos vinhos reservados e reserva. Isso faz com que haja um pouco de confusão na hora de distinguir um tipo do outro.

A dica que damos é: leia as informações descritas na parte de trás da garrafa sobre os processos de fermentação, entre outros detalhes. A diferença entre os dois nomes é que o reservado, como já citamos logo acima, não passa por maturação, enquanto o reserva é envelhecido em barris de carvalho.

barris de carvalho

Quanto ao sabor, podemos garantir que há mudanças conforme o tipo que você escolher. As características do reserva são mais acentuadas justamente por conta do amadurecimento que os sucos passam nas garrafas até que estejam disponíveis para a compra e degustação.

O preço varia também entre um e outro, já que a quantidade de garrafas à venda são menores. Por conta das fases desde a formação do mosto até o envazamento serem mais elaboradas e trabalhosas. Porém, vale ressaltar que existem regras e normas dos rótulos denominados como reserva. Em países da Europa, por exemplo, as regras para essa categoria são rígidas e seguem os mais altos padrões.

Características do Gran Reserva

Em uma escala de qualidade e status, o gran reserva é membro da linha premium. Tudo sobre ele tem como foco o melhor disponível. As terras, as uvas, safras, os barris e tudo mais que estiver envolvido. Os vinhedos de maior destaque das vinícolas são destinados a esse título. Incluindo as garrafas e etc.

Coloque os seus conhecimentos em prática

Agora que você aprendeu sobre as nomenclaturas e particularidades de cada um, aplique o que aprendeu. Como já citamos por aqui, rótulos como os dos vinhos Stefanello oferecem informações completas sobre o processo de produção e te ajudam a entender melhor a bebida que vai consumir. Por isso, leia os textos presentes no corpo das garrafas, preste atenção na origem e nos detalhes para escolher um produto de qualidade superior para sua mesa.

E se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de conferir os outros post do nosso blog sobre esse mundo incrível da degustação e apreciação dos vinhos. Acompanhe as nossas postagens para ilovinhos iniciantes e mais experientes, sempre com conteúdos relevantes. Aproveite a nossa seção conhecendo os vinhos e fique por dentro de tudo relacionado a esse assunto maravilhoso.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelas nossas redes sociais. Estamos sempre prontos para te atender. Até mais!

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

Deixe um comentário