Vinícola Garibaldi cresce 29% no ano de seu 90º aniversário

Quem acompanha o I Love Vinhos sabe que adoramos exaltar especialmente os vinhos nacionais. Estalar as taças para comemorar o sucesso das vinícolas brasileiras também é conosco. Então, primeiramente, já adiantamos que a notícia de hoje nos enche de orgulho, desta vez sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi.

A marca gaúcha completou grandiosos 90 anos em 2021. E este marco histórico veio especialmente acompanhado por números de vendas exponenciais. A vinícola encerrou o ano com crescimento próximo de 30%. O faturamento chegou a R$ 243,5 milhões, estabelecendo um avanço de 29% em relação a 2020.

No total, foram comercializados 19,5 milhões de litros de vinhos, espumantes e sucos de uva no ano passado. Em 2021, a linha de espumantes avançou e “roubou” a primeira posição na representatividade sobre o faturamento, liderança que era ocupada, até 2020, pelos sucos. Ao todo, a bebida espumante respondeu por 40% do faturamento da cooperativa, deixando os sucos com 33%.

 

Pandemia pode ser resultado do crescimento da Garibaldi

Os resultados podem estar relacionados aos efeitos da pandemia. Em 2020, por conta do distanciamento social, houve um aumento no consumo de vinho em todo o mundo, e aqui não foi diferente.

Já no final de 2021, quando a COVID-19 parecia dar uma trégua, o que se observou foi um aumento no consumo de espumantes. Oscar Ló, presidente da Garibaldi, explica o efeito: “No último trimestre, as pessoas realmente puderam esquecer um pouco da pandemia, com o avanço e a segurança oferecida pelas vacinas. Foi um momento para comemorar o que não se celebrava desde 2020. O consumo voltou a crescer”.

Além disso, o número de litros engarrafados também aumentou em 2021, o que já era tendência esperada pela marca. Acompanhando sua demanda, a Garibaldi ampliou a área de plantio de uvas para espumantes. Nesse sentido, de olho no negócio, a área de terra destinada ao cultivo das uvas brancas viníferas cresceu de 200 para 320 hectares.

 

Números pra lá de grandiosos

A cooperativa chegou aos 5 milhões de garrafas de espumantes comercializadas em 2021, volume 31% maior em comparação a 2020. E foram sobretudo os moscatéis os responsáveis pela maior produção, com 45% do total. É desta família o multipremiado Garibaldi Moscatel, eleito novamente em 2021 o melhor espumante do Cone Sul pelo Catad’Or World Wine Awards, no Chile. Os Brut e Demi-Sec têm, cada um, 44% e 11%, respectivamente, na representatividade da produção quanto ao teor de açúcar.

A maioria de espumantes engarrafados na cooperativa foi de brancos, com 55%. Mas os rosés, cujo mercado está em expansão, já respondem pelos outros 45% da produção. Entre seus rótulos, os da linha Garibaldi representam 55% das vendas. Por outro lado, as linhas Garibaldi Vero e Garibaldi Primícias respondem a 28% e 14%, respectivamente.

Inegavelmente, os números de sucesso da marca gaúcha confirmam a sua aposta na transformação do espumante como o símbolo da Vinícola Garibaldi.

 

Vinícola Garibaldi e sua história de sucesso

A Cooperativa Vinícola Garibaldi nasceu em 1931, quando 73 produtores se uniram e deram início à história de sucesso que todos conhecemos. Atualmente, 430 famílias da região integram a cooperativa, investindo incansavelmente na melhoria dos seus processos e na qualidade das garrafas.

E a verdade é que a Garibaldi sempre nos surpreende. A linha Relax de frisantes, além de deliciosa, conquista cada vez mais fãs, principalmente por conta das altas temperaturas do verão, por conta das garrafas cheias de glamour.

E 2022 já começou com 13 milhões de quilos de uva

Até fevereiro de 2022, a Vinícola Garibaldi já havia chegado à metade da previsão da colheita da uva. A cooperativa recebeu mais de 13 milhões de quilos da fruta.

Embora estes também pareçam números grandiosos, a quantidade representa quase a metade do que é esperado para este ano.

Antes projetada para 30 milhões de quilos, a safra oriunda dos 430 associados da cooperativa deve ter uma ligeira quebra e finalizar na casa dos 26,5 milhões de quilos. A perda, de pouco mais de 10%, tem razão na estiagem. Isso porque a falta de chuva no Rio Grande do Sul prejudica o enchimento dos grãos.

Mas atenção: a qualidade das uvas não é afetada pelas recentes condições climáticas. Segundo o enólogo chefe da vinícola, Ricardo Morari, a sanidade do fruto está ótima. “Em função das poucas chuvas no período de colheita, a maturação tecnológica tanto para espumante como para vinho está muito boa, com boa graduação de açúcar e boa acidez”, reitera.

 

Onde comprar os produtos da Vinícola Garibaldi?

Recomendamos a Werle Comercial, e-commerce gaúcho de bebidas! A loja virtual entrega em todo o Brasil com segurança e ótimas condições de pagamento. Clique aqui para acessar a linha completa da Garibaldi.

 

E então, conte pra gente: você também é fã da Vinícola Garibaldi? Qual é o seu rótulo preferido, ou seja, aquele que não pode faltar nos seus momentos de celebração?

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

Deixe um comentário