três taças com vinhos diferentes para degustação do profissional sommelier ou enólogo

Qual a diferença entre enólogo, sommelier e enófilo?

Você já deve ter percebido: se tem uma bebida pela qual somos apaixonados é o vinho. Mas a diferença entre enólogo, sommelier e enófilo é bastante comum neste universo.

Em um primeiro momento, poderíamos simplificar e dizer que são pessoas que entendem muito da bebida. E errado não está. Entretanto, a classificação existe e não é à toa, porque as diferenças são muitas. A gente explica para você agora!

 

Uma breve passada pela Língua Portuguesa

Os sufixos são morfemas, isto é, unidades linguísticas colocadas após uma raiz (palavra). Como resultado, produzem formas derivadas de uma mesma palavra.

Tendo compreendido essa questão, a gente passa ao exemplo que nos interessa, contudo. “Logo” e “filo” são sufixos que integram o radical “eno” para formar “enólogo” e “enófilo”.

Como “logo” vem do grego “lógos” e significa “aquele que estuda”, a gente já entende que enófilo é o especialista em vinhos. Por outro lado, “filo” vem de “philos” e significa “amigo, querido”. E quanto ao sommelier? Já vamos chegar nele!

 

Enólogo: um cientista de vinhos

Agora que você conheceu a etimologia da palavra, fica tudo mais claro. O enólogo é um estudioso, praticamente um cientista dos vinhos. Ele pesquisa e analisa desde as técnicas de produção da bebida. Em outras palavras, trata-se do indivíduo especializado em enologia, a ciência que trata do vinho.

Assim, todas as etapas, da uva às garrafas, são de conhecimento do enólogo. Pode-se dizer que ele é uma verdadeira enciclopédia sobre nossa bebida preferida. Há quem diga que este profissional é um misto de agrônomo com químico.

 

Enófilo: apreciador de carteirinha

Quem aprecia vinho ou aqueles que se dedicam ao comércio são chamados de enófilos. São pessoas que gostam tanto da bebida que até estudam sobre o tema, mas não ao ponto de terem ingressado na ciência ou na produção de uma garrafa.

Talvez você, leitor do nosso blog, seja um enófilo. Se você gosta de estudar sobre a história dos vinhos, seus rótulos, curiosidades e sabores, mas nunca exerceu função profissional na área, você tem esse título!

 

Sommelier: sabe recomendar como ninguém

Do francês vem a palavra “sommelier” (lê-se “someliê”), que já teve uma série de significados. Antes do século XIX, os sommeliers eram transportadores de animais de carga. Posteriormente, passaram a ser provadores de vinhos da realeza. E mais tarde, eram especialistas em bebidas.

E hoje em dia? O sommelier é o responsável pela escolha e compra dos vinhos, além de outras bebidas alcoólicas. Ele também é capacitado para armazenar corretamente e elaborar cartas de vinho, assim como indica harmonizações e sugere aos apreciadores as melhores opções.

 

Veja também: Vinho tem glúten?

 

Por Francielle Santos – Relações Públicas

I Love Vinhos

Nosso nome fala tudo sobre nós. Somos apaixonados por vinhos.

Deixe um comentário