Nós ouvimos “tequila“? Arriba! A bebida considerada patrimônio nacional do México é muito apreciada em todo o mundo. Embora sua origem verdadeira seja desconhecida, o que se sabe é que esta bebida destilada de alto teor alcoólico deve ser consumida com moderação.
No artigo de hoje, a Barra Sul apresenta a você um pouco mais sobre esta bebida icônica e deliciosa. Boa leitura!
Você vai ver neste artigo:
Você vai ver neste artigo:
- Afinal, o que é tequila?
- Qual a origem da tequila?
- Quais os tipos da bebida?
- Conheça a Tequila Ell Camino
- Prepare deliciosos drinks com tequila
O que é tequila?
Trata-se de uma bebida alcóolica produzida a partir da agave-azul, comumente consumida em dose. A agave é um gênero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias especialmente do México, mas também das Américas Central e do Sul. Estima-se que ao todo sejam 183 espécies da planta, entre elas a Agave Tequilana – a partir da qual se produz a tequila.
Semelhante ao abacaxi, a agave sobrevive em terrenos de solo vulcânico e clima árido, tanto em regiões altas quanto nas mais baixas. Quando cultivada em zonas altas, obtém-se plantas maiores e mais doces em sabor e aroma. Por outro lado, as áreas mais baixas dão origem a sabores e fragrâncias herbáceos.
Um dado curioso é que a agave-azul leva entre 8 e 12 anos para estar pronta para a extração do necessário para produzir aproximadamente um litro da bebida. O teor alcoólico varia de 30 a 55%.
Qual a origem da tequila?
Conforme comentamos no começo deste artigo, não se sabe ao certo de que forma a tequila foi criada. Mas algumas lendas tentam desvendar o mistério.
Uma destas histórias remonta o tempo dos astecas e diz que Mayahuel, deusa da fertilidade, deu origem ao agave-azul. Ela seria a progenitora de Centzontotochi, um grupo formado por 400 coelhos divinos. Um dia, ao expulsar animais que se alimentavam em uma plantação, verificou que um dos coelhos não conseguia correr, apenas saltando em círculos ao redor da planta.
Mayahuel cortou então um pedaço do agave e deixou descansar. Mais tarde, após a fermentação, a planta se tornou uma variação de tequila.
Quais os tipos de tequila?
A diferenciação da tequila é observada durante o seu processo de fabricação. Desta forma, pode-se dizer que existem duas categorias, de acordo com a composição.
A primeira é a chamada “100% agave”, feita apenas com o açúcar do agave-azul, ou seja, não há mistura com açúcares de outras plantas. O sabor neste caso é mais acentuado. A famosa Jose Cuervo Tradicional é um exemplo.
Por outro lado, o tipo Blended é feito com no mínimo 51% de agave-azul. Os outros 49% são provenientes de outros açúcares, como os de cana ou milho. A Jose Cuervo Especial Ouro é representante desta categoria. Aqui na Barra Sul, recomendamos a Ell Camino Ouro, sobre a qual falaremos um pouco mais no decorrer deste artigo.
Mais categorização para a tequila
Ainda é possível segmentar a tequila de acordo com os seguintes tipos:
- Blanco: alguns a denominam como “tequila prata”. Ela é transparente e engarrafada imediatamente após a destilação. Não há passagem por barris.
- Reposado: passa pelo processo de envelhecimento em barris por pelo menos dois meses e no máximo um ano.
- Jovem: conhecido como “tequila ouro”, por conta de sua colocação dourada. Este tipo de tequila não tem passagem por barris. Em contrapartida, há a adição de corante caramelo, extratos de carvalho, glicerina ou xarope de açúcar.
- Anejo: a tequila deste tipo passa por envelhecimento mínimo de um ano. O resultado é uma coloração mais escura que a do tipo reposado, por exemplo.
- Extra anejo: o processo de envelhecimento dura no mínimo três anos, em barris de carvalho.
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de tequila, é hora de conhecer um belo exemplar da bebida!
Conheça a Tequila Ell Camino
A Tequila Ell Camino, de teor alcoólico 39% vol., é verdadeiramente incrível. Disponível nas versões ouro e branca, ela é brasileira, produzida em Harmonia, no Rio Grande do Sul. Entre suas características, merecem destaque a suavidade no paladar.
Os aromas são florais, remetendo também a especiarias, frutas e terra. No final, é doce, embora seu estilo seja curto e leve.
Que tal preparar deliciosos drinks com tequila?
Que nós adoramos a Ell Camino, você já percebeu. Mas para ilustrar ainda mais o nosso apreço, vamos ensinar você a preparar três drinks incríveis com a bebida. Mãos à obra?
Tequila Sunrise
Você vai precisar de:
- Duas doses de suco de laranja
- Uma dose de Tequila Ell Camino
- ½ dose de groselha
- Gelo a gosto
Modo de preparo:
- Em uma coqueteleira, despeje o suco de laranja, a tequila, o gelo e balance para misturar.
- Despeje a mistura da coqueteleira diretamente no copo em que a bebida será servida.
- Com a ajuda de uma colher, derrame aos poucos e com cuidado a groselha, que deverá ir diretamente para o fundo do copo.
- Decore como quiser e sirva.
Caipirinha Summer
Você vai precisar de:
- ½ carambola
- ½ fatia de abacaxi
- Maracujá (meio já é suficiente)
- Uma colher (sopa) de açúcar
- Duas doses de Tequila Ell Camino
- Gelo moído
Modo de preparo:
Em um copo, coloque o maracujá, junto ao abacaxi cortados em cubos, a carambola em pedaços e açúcar. Depois, coloque a Tequila Ell Camino e mexa com a colher até que o açúcar esteja bem diluído. Complete o copo com gelo moído a gosto.
Coloque o maracujá no fundo do copo, junto com o abacaxi cortados em cubos pequeno, carambola em pedaços e açúcar. Em seguida, coloque a tequila e mexe com a colher até diluir o açúcar. Complete o copo com o gelo moído.
Acapulco
Você vai precisar de:
- ½ dose de Tequila Ell Camino
- ½ dose de rum
- Uma dose de suco de abacaxi
- Uma dose de suco de laranja
- Uma fatia de limão
Modo de preparo:
Bata tudo em uma coqueteleira, misturando bem. Finalize com gelo e adicione a rodela de limão para decorar.
Veja mais receitas de drinks aqui!
E aí, o que achou dos nossos drinks? Tem outras receitas para dividir? Então compartilhe conosco. Vamos adorar recebê-las! Arriba!
Nosso nome fala tudo sobre nós. Somos apaixonados por vinhos.