Os convidados foram embora e sobraram garrafas abertas. O vinho oxida gradativamente em contato com o ar, perdendo seu sabor. E agora, o que fazer? Nada de desperdiçá-lo jogando fora! Tanto o vinho que sobrou quanto as garrafas que ficaram abertas podem ser reaproveitadas, se ainda estiverem em boas condições.
Se o vinho estiver bem tampado, é melhor que ele seja guardado na geladeira. Um tinto dura até quatro dias. Os encorpados tendem a durar mais que os suaves. Brancos abertos valem por três dias e os espumantes até dois.
Um bom conselho é mudar o frasco. Quem tem garrafas menores pode transferir o vinho que sobrou para outra antes de fechá-la. Isso vai fazer com que haja menos contato de ar com a bebida.
Mas se a ideia for usar a criatividade, ótimo! Nós apoiamos. E por isso preparamos algumas dicas para colocar em prática na próxima vez que o vinho sobrar.
Você vai ver neste artigo:
Você vai ver neste artigo:
- Vinho pode virar vinagre caseiro
- Quem sabe um risoto?
- Vinho que sobrou também pode ser útil para limpezas
- E que tal um sagu ou uma geleia caseira?
- O que fazer com as garrafas e rolhas?
- A versatilidade das garrafas como decoração
Vinagre caseiro
Bom para temperar saladas e esterilizar legumes e verduras, o vinagre caseiro também pode ser feito com sobras de vinhos. Uma receita simples para fazer com o vinho que sobrou:
- 1 parte de vinagre de vinho tinto
- 3 partes de vinho tinto
Basta juntar tudo em uma vasilha de louça ou cerâmica, tampar e aguardar de 15 a 30 dias. Depois, pode-se utilizar um coador de papel para coar o líquido e engarrafar o vinagre. Estará pronto para uso!
Risoto
Se as garrafas que sobraram forem de vinho branco seco, é possível guardá-las refrigeradas por vários dias para depois preparar um risoto. Este tipo de vinho é justamente um dos ingredientes desse prato delicioso.
Lave vegetais e faça limpeza
O álcool do vinho remove muito mais impurezas que apenas água. Coloque a sobra da bebida em um borrifador. Após alguns dias, o vinagre ali produzido já pode ser utilizado para lavar a salada.
Além disso, o produto também é ótimo para a limpeza da casa, já que ajuda a remover manchas e ainda mata germes. Apenas evite passá-lo em superfícies com granito para evitar manchas.
Geleias e sagus
O vinho que sobrou pode virar base para uma boa geleia caseira. É só adicionar água, pectina, frutas de sua preferência e seguir a receita. Se preferir, também é possível reaproveitar no sagu, aquela sobremesa cheia de sabor, famosa pelos gaúchos. Dica: sagu de vinho tinto com um bom Cabernet Sauvignon fica uma delícia!
E as garrafas e rolhas?
Reciclar é cool! Aquela garrafa bonita de vinho ou de suco de uva integral pode virar vaso para flores ou base para luminária.
Se eventualmente você tiver também luzinhas de Natal sobrando, faça um furo na base da garrafa, coloque o pisca-pisca dentro e passe o fio pelo buraquinho. Conecte à tomada e pronto! O efeito é incrível!
Por fim, quanto às rolhas, use a criatividade. Que tal um painel? Com uma base de alumínio ou madeira, vá colando as rolhas pela base ou pelas laterais, sempre com cola quente. Posteriormente, use alfinetes para pendurar fotos e recados. Mas se quiser algo mais simples, escolha um belo vaso de vidro e vá enchendo com rolhas. Fica lindo!
A versatilidade das garrafas como decoração
E por falar em decoração, do Rio Grande do Sul, apresentamos uma linda história de criatividade.
A Werle Comercial, distribuidora de bebidas com sede em São Leopoldo, vende destilados e sucos em diferentes marcas. As garrafas têm diferentes formatos e volumes. “Algumas têm design diferenciado”, comenta a empresária Delci Werle.
Depois que o cliente compra as bebidas na loja on-line e consome, ainda pode reaproveitar os vasilhames para outras finalidades e transformá-los em belos itens decorativos ou objetos utilitários.
A autônoma Diana Maria Engerroff Steffen, 38 anos, dá destinos diversos para diferentes modelos e formatos de garrafas. Ela já produziu peças artesanais como enfeites natalinos, vasos, porta-retratos, porta-velas e até luminárias. A atividade que começou como hobby já se tornou uma alternativa de ganhos financeiros para a moradora de São José do Hortêncio, no Vale do Caí, no interior do Rio Grande do Sul. “É uma excelente fonte de renda extra e ainda ajuda na preservação da natureza”, define.
Confira a entrevista:
Como você teve a ideia de começar a fazer artesanato com garrafas? Há quanto tempo você começou a fazer esses trabalhos?
Tudo começou no ano de 2017, quando ganhei um garrafa de uma amiga, enfeitada por ela. Ela me explicou como ela fez e a partir desse dia comecei a fazer. E faço até hoje. Nesse último ano parei por causa da pandemia, pois a situação financeira das pessoas está difícil. Mas faço se alguém me pede algo.
Quais tipos de produtos artesanais e decorativos é possível desenvolver com garrafas de vidro? Quais tipos de garrafas você usa?
Com as garrafas de vidro faço vasos para flores, porta-retratos, já usei garrafas cortadas pra plantar suculentas, pode ser usado como porta -velas, tem garrafas que cortadas podem virar copos. Os tipos de garrafas variam, depende do gosto de cada cliente, mas todas podem ser aproveitadas. As que mais usei são de vinho, champanhe e sucos.
E sobre decoração, você indica o uso dessas peças como vasos e até luminárias? O que mais dá para criar? Do que o pessoal mais gosta e mais pede pra você?
Eu indico usar garrafas sim, pois assim ajudamos o meio ambiente e cada vez se vê mais trabalhos com garrafas surgindo. Já fiz luminárias e fica muito bonito, mas existem inúmeras formas de usar garrafas como copos, lustres, enfeites natalinos e muito mais.
Essa reutilização também tem vários benefícios: gera, ajuda o meio ambiente por ser um reaproveitamento de materiais que poderiam ser lixo e contaminar a também pode ser algo terapêutico também para quem faz trabalhos manuais. Quais outras vantagens você considera?
Quando você faz artesanato, seja ele com garrafas, pinturas ou crochê, começa fazendo uma peça para si e vai gostando tanto que, quando vê, não consegue parar. O artesanato, seja ele qual for, é uma terapia. Você ainda consegue uma renda extra.
Por Francielle Santos – Relações Públicas
Nosso nome fala tudo sobre nós. Somos apaixonados por vinhos.
[…] Seja como for, siga sempre esses passos e você irá garantir sempre um vinho gostoso e pronto para consumo. Afinal, toda a degustação e experiência depende de um bom vinho, independentemente de seu preço, mas sim de sua qualidade. Saiba o que fazer com vinho que sobrou aberto! […]