Taça sobre uma rocha com paisagem rural e montanhosa ao fundo

Vinhos chilenos: por que são tão famosos?

Ah, um bom vinho chileno… ainda mais no inverno, não é mesmo? A fama destes rótulos é grande e vem aumentando nas últimas décadas. Também pudera! O Chile tem uma série de atributos responsáveis por tornar o país um dos maiores produtores de vinhos do planeta. Os principais? A geografia e o clima!

Enólogos indicam que a introdução das sementes de uva pelos europeus no século XVI foi o fator que sobretudo desencadeou o sucesso. A partir disto, a produção se desenvolveu com mais sementes importadas e todos os cuidados com as características do solo e microclimas.

Hoje em dia, além de saber aproveitar as virtudes locais, o país ainda tem se esforçado para modernizar cada vez mais sua produção.

Quer saber mais? No artigo de hoje, tudo sobre os vinhos chilenos!

 

Para bons vinhos, uma boa geografia

Os chilenos souberam aproveitar muito bem as propriedades de sua região para a produção de vinhos. O território daquele país está situado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes – a mais extensa cadeia montanhosa do globo terrestre (área de 3.371.000 km²).

Além disso, alguns dos montes mais altos também estão no Chile, como o vulcão Tupungato (6.570 m) e o Nevado Tres Cruces (6.749 m).

Os inúmeros vales e toda a topografia chilena, que aliás é um país bastante “comprido” de norte a sul, fazem com que solo e clima sejam verdadeiramente diferenciados.

É justamente por esta combinação que a produção dos vinhos ocorre de forma exitosa. Para se ter ideia, há pelo menos 240 vinícolas ao longo de 13 vales chilenos, entre eles o Maipo, o Vale de Colchagua, o Curicó, o Aconcágua, o Limari e o Casablanca.

Neste último, os vinhedos são envoltos com frequência por uma névoa branca. Lá o ar é considerado salgado, já que há proximidade com o oceano. Este é o ambiente perfeito para a produção de Pinot Noir e Syrah, uma das uvas mais antigas do mundo.

Para quem gosta de enoturismo, o Chile é um prato cheio, ou melhor, uma taça cheia! Clique para conferir a matéria que preparamos sobre dicas de viagens relacionadas a vinhos.

 

Concha y Toro      

A famosa vinícola Concha y Toro, fundada em 1883, está no Vale do Maipo, uma das regiões mais históricas do país. Ela está situada a aproximadamente 45 minutos do centro de Santiago. Foi nesta região que os conquistadores espanhóis deram início à produção das uvas. O turismo na região é bastante forte.

Uvas do tipo Cabernet Sauvignon são primordialmente a estrela do Vale do Maipo.

Quarta maior companhia do mundo neste segmento, e marca de vinho mais poderosa a nível internacional, a Concha y Toro tem entre seus rótulos mais consagrados o Casillero del Diablo.

 

Um brinde aos bons rótulos

Que os sabores de vinhos chilenos são bons, todo mundo sabe. Os rótulos deste país são de fato únicos. E o melhor: estão entre os produtores mais ecofriendly de todo o planeta.

 

E aí, curtiu nosso post? Então deixe seus comentários e também sugestões de novas matérias!

 

Por Francielle Santos – Relações Públicas

I Love Vinhos

Nosso nome fala tudo sobre nós. Somos apaixonados por vinhos.

One comment on “Vinhos chilenos: por que são tão famosos?

Deixe um comentário