Mulher medindo a cintura com uma fita métrica

Calorias dos vinhos: quem vence? Tintos ou brancos?

Você se divertiu muito em uma comemoração, com altas taças de vinho e agora está arrependido(a) por ter bebido demais e fugido da dieta?

Não se preocupe! Quando a questão é entender as calorias dos vinhos, podem aparecer dúvidas. Se por um lado, o anjinho já vai assoprando “Cabernet Sauvignon”, “espumante” e afins, por outro, o diabinho faz o papel do mal: “vai engordar!”. Será mesmo? Vinho não é amigo da balança? E então, entre os rótulos tintos e brancos, quais têm menos calorias?

Sabidamente, o álcool pode ser encarado como vilão das dietas por causa de sua ingestão calórica. Quando bebemos sem moderação, o metabolismo é alterado e tende a gerar um acúmulo de gordura. Por outro lado, se apreciamos com moderação, não há comprometimento da dieta. Muito pelo contrário, já abordamos aqui no blog os benefícios proporcionados pelo vinho à saúde, principalmente em razão de seus poderes antioxidantes.

 

O que diz a ciência?

Ao pesquisarmos, vamos encontrar pesquisa para todos os gostos. Na realidade, entretanto, há mais estudos favoráveis ao consumo de boas taças de vinho, sempre de forma moderada, é claro, do que o contrário.

Ok, mas vinho engorda ou emagrece? Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, mas sempre dependerá da quantidade ingerida.

 

Falando de produção

Enquanto os tintos exigem uvas inteiras com pele e sementes, os brancos devem ser fabricados sem a presença destes dois elementos. Este é o motivo pelo qual seu sabor e mais doce – não há presença de taninos (substâncias antioxidantes presentes essencialmente na casca das uvas).

Na teoria, portanto, os tintos seriam mais saudáveis que os brancos. Mas estes últimos (spoiler!) apresentam mesmo menor quantidade de calorias. E agora? Parece que complicou, não é mesmo?

 

Contando calorias

Vamos ao que interessa: afinal, quantas calorias têm os principais vinhos que consumimos? Conforme já mencionamos, tem tudo a ver com o teor de álcool e aqui acrescentamos outro ingrediente, o açúcar.

Aí você se pergunta: “por que nos rótulos não constam as informações nutricionais dos vinhos?”. A resposta é simples: a composição do vinho é basicamente água, ácidos, álcoois, taninos (no caso dos tintos) e substâncias aromáticas, além de açúcares residuais, pigmentos, glicerina e vitaminas.

Por não ser considerado alimento, não é necessário que as informações nutricionais sejam explicitadas nos rótulos. Por isso, a gente te ajuda a descobrir sobre essas tão temidas calorias a seguir, neste duelo de titãs.

 

Vinhos brancos

  • Suave até 9% de teor alcoólico: de 130 a 170 calorias por taça.
  • Suave de 9% a 12% de teor alcoólico: entre 200 e 240 calorias por taça.
  • Seco de 12% a 14% de teor alcoólico: entre 170 e 200 calorias por taça.

Vinhos tintos (independentemente do tipo)

  • De 11% a 13,5% de teor alcoólico: entre 150 e 190 calorias por taça
  • De 13,5% a 16% de teor alcoólico: entre 190 e 230 calorias por taça
    • Exemplos: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Syrah

Espumantes Secos (Brut)

  • 185 calorias por taça, a exemplo do Brut Champagne

Vinho de sobremesa

 

Duas dicas de vinhos para apreciar já

Você deve ter percebido que nós tranquilizamos você no artigo de hoje. Bebendo com moderação, não há o que temer. A dieta pode seguir firme e forte!

E como não poderia deixar de ser, hoje trazemos duas dicas de vinho para experimentar já!

 

Vinho Stefanello Cabernet Sauvignon

Vinho Cabernet Sauvignon da marca Stefanello é um vinho tinto seco leve. Tem acidez equilibrada e concentra notas frutadas. Elaborado na Serra Gaúcha com uvas selecionadas e com muito carinho e cuidado, o vinho oferece boa qualidade e preço justo.

A título de curiosidade, em 2021, a uva mais plantada no mundo foi a Cabernet Sauvignon. É uma uva internacional!

 

Vinho San Severo Niágara Seco

O Vinho San Severo Niágara Branco Seco é um vinho de mesa elaborado nas terras ricas da Serra Gaúcha. Produzido com uvas americanas, especialmente da variedade Niágara. Clique aqui para conhecer mais sobre a marca San Severo.

É um vinho que pode ser facilmente harmonizado com queijos frescos, carnes brancas, carnes de porco assada, frutos do mar, peixes assados, peixes cozidos, peixes fritos e peixes grelhados.

 

Conclusão

Vinho engorda? Não necessariamente. Depende da quantidade ingerida! Agora que você pôde descobrir aproximadamente as calorias de alguns tipos de vinho, vai da sua consciência e dieta. Se quer saber a nossa opinião, nós acreditamos que não existem grandes diferenças.

Somos do time que apoia o consumo com moderação do seu vinho preferido. Afinal, uma bebida tão deliciosa não pode ser desfrutada com culpa ou receio, não é mesmo? Aprecie com moderação sempre. Tim tim!

 

 

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

Deixe um comentário