Vinhos na primavera: 6 rótulos para apreciar entre amigos

Chegou a primavera! Agora as temperaturas ficam mais amenas e pedem aquele encontro entre amigos regado a boas taças da nossa bebida preferida. Mas e na hora de selecionar os melhores vinhos na primavera, o que você sugeriria?

Evidentemente, sempre costumamos dizer por aqui, que vinho bom é aquele que mais agrada o seu paladar.

Mas o fato é que alguns rótulos contam com atributos que combinam magicamente com a estação mais florida do ano. Aromas florais, herbáceos, que remetem a especiarias, não nos deixam mentir. Quanto ao paladar, predominam os exemplares nos quais merecem destaque os atributos frescos, frutados e com boa dose de acidez.

Vamos ao que interessa? No post de hoje, a gente apresenta a você 8 vinhos e frisantes para curtir muito nesta primavera!

 

Vinho Guatambu Luar do Pampa Gewürztraminer

A Gewürztraminer é uma variedade deliciosa, renomada por gerar vinhos brancos muito aromáticos. Uma das regiões responsáveis pelos vinhos mais incríveis feitos com esta casta é a Alemanha, mas também há boa produção também na Nova Zelândia.

Da safra de 2021, surge o vinho Luar do Pampa Gewurztraminer, produzido pela vinícola Guatambu, na região da campanha gaúcha. Trata-se de um vinho fino, branco seco, elaborado na sua integralidade com a uva Gewürztraminer. Sua coloração é amarelo palha e os aromas remetem aos florais, mel e um leve toque de erva doce. Na boca, é sedoso e de acidez equilibrada.

Na hora de harmonizar, opte por queijos azuis, a exemplo do delicioso gorgonzola, frutos do mar, peixes leves e massas.

 

Vinho Amitié Red Pinot Noir


Quem disse que os tintos só dão match com inverno? O Pinot Noir sempre entra na lista dos vinhos na primavera.

Aurora Pinto Bandeira Pinot Noir é um vinho brasileiro produzido na região da Serra Gaúcha pela Vinícola Aurora. No visual, tem coloração púrpura, aromas florais, anis, figo, frutas vermelhas e especiarias e paladar persistente, elegante, com taninos macios.

Harmonize o vinho tinto Aurora Pinto Bandeira Pinot Noir com salmão defumado e massas ao molho pesto. É acerto total!

Vale lembrar que Pinto Bandeira, na serra gaúcha, é a segunda região demarcada a conquistar Indicação de Procedência (IP) no Brasil. Este local está 730m do nível do mar e foi escolhido pela Vinícola Aurora para cultivar uvas destinadas à produção de vinhos tintos de altíssima qualidade.

 

Vinho Luiz Argenta Linha Jovem Rosé

Aos apreciadores de vinhos na primavera, o Luiz Argenta Linha Jovem Rosé é um rótulo para se apaixonar, a começar pelo seu design exclusivo. Trata-se de uma bebida jovem, moderna, elaborada a partir de um blend da uvas Pinot Noir e Syrah, na região de Altos Montes, em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul.

Luiz Argenta é um rosé com aromas de frutas vermelhas como morango, cereja, framboesa e toque floral. Apresenta corpo médio e ótima acidez. É perfeito para harmonizar com aperitivos e pratos mais leves. Uma ótima pedida para os dias de temperaturas mais quentes nesta estação, não é mesmo?

 

Vinho Miolo Reserva Chardonnay


Alguns vinhos são perfeitos enquanto aperitivos. É o caso deste Miolo Reserva Chardonnay. Com passagem por carvalho, harmoniza com comidas de estrutura média e por contraposição se equilibra muito bem com pratos com tendência à suculência e à gordura. Logo, se você aprecia bolinho de bacalhau e polenta, aposte sem medo.

Elaborado com Chardonnay cultivadas nos vinhedos próprios da Miolo na Campanha Meridional. este rótulo apresenta cor esverdeada com reflexos palha. Seu aroma é intenso e complexo. No paladar, é untuoso.

 

Frisante Stefanello Rosé Suave

O que pode ser mais delicioso em um dia de primavera do que um bom e refrescante frisante? A Stefanello entendeu o recado e elaborou uma linha de frisantes que é incrível já nos rótulos.

O frisante Stefanello rosé suave possui em sua coloração um tom rosado, que lembra as pétalas de um flor rosa. Apresenta um toque suave, docinho e refrescante no paladar, com predominância de notas de morango, cereja e frutas cítricas em seus aromas.

O teor alcóolico é de 10,5% e a recomendação é consumi-lo na temperatura de serviço a 4ºC a 8ºC para uma experiência perfeita!

E pra ficar ainda melhor, dá só uma olhada nesse kit que a Werle Comercial preparou, composto por taça de clericot e ice bag!

 

Frisante Stefanello Branco Demi Sec


Já que o assunto é frisante, você é do time dos que preferem a versão branca da bebida? A Stefanello não te deixou de lado! O Frisante Stefanello Branco Demi Sec é elaborado na Serra Gaúcha, a exemplo do rosé, e conta com notas de pêssego, limão e nêspera como principais características aromáticas.

As castas escolhidas para esta delícia foram a Moscato e a Chardonnay. No visual, destaca-se a cor amarela esverdeada. Em boca, é um frisante equilibrado. O teor alcoólico também é de 10,5%.

E mais uma vez, como não poderia deixar de ser, a marca arrasou no rótulo, que encanta com um toque artístico lindo demais!

Adquira os seus exemplares e harmonize sem medo nos jantares em que os pratos com aves e frutos do mar têm protagonismo. Ah, o Frisante Stefanello Branco Demi Sec também está disponível no kit com ice bag e taça de clericot! Mas corre, que é por tempo limitado!

 

E então, o que você achou da nossa deliciosa lista de vinhos na primavera? Que outros rótulos acrescentaria aqui? Conte pra gente!

 

Veja também: 8 pratos para harmonizar com espumantes

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

Deixe um comentário