Especialmente quem vive no sul sabe que uma cuca alemã não se nega a ninguém. Hummm… aquela maciez na massa e a crocância por cima. Alguém consegue resistir?
A massa coberta por uma farofa crocante à base de manteiga faz sucesso. Existem inúmeras variações da delícia. E quanto à cobertura? É pra soltar a imaginação! Uva, chocolate, goiabada,banana, coco… e para ficar melhor, um pedacinho de linguiça! Água na boca por aqui. E aí?
Então prepare-se: hoje a gente vai ensinar a você uma receita de cuca alemã rápida e fácil. O sabor? Uva, é claro! Preparado(a)?
Você vai ver neste artigo:
Qual a origem da cuca?
É provável que a Streuselkuchen tenha origem na antiga Silésia (Schlesien), seguido pela Prússia (Preußen) de onde partiu um considerável número de alemães com destino ao sul do Brasil. Desta forma, é correto afirmar que a cuca chegou às terras brasileiras através dos europeus.
Antigamente, ainda na Alemanha, a cuca era um prato raro que apenas servido em ocasiões como Natal e Páscoa, em razão de que a matéria-prima principal, farinha e açúcar, eram caros. Só posteriormente é que a cuca se tornou popular em toda a Alemanha, sempre acompanhada por frutas da estação.
Receita de Cuca Alemã
Hoje em dia, com a praticidade do preparo, a cuca é muito preparada (e não apenas por quem tem descendência alemã). E nós garantimos: é fácil de fazer. Quer ver só? Anote aí!
Ingredientes
- 1 quilo de farinha branca
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 2 colheres de gordura (manteiga/banha)
- 1 pitada de sal
- noz moscada
- 10 gramas de açúcar de baunilha
- raspas de laranja
- 20 gramas de fermento em pó para pão
- 1 xícara de leite
- 1 xícara e meia de água morna para sovar
Modo de preparo
Coloque todos ingredientes em uma bacia grande, iniciando pela farinha. Misture tudo com uma colher e depois vá sovando com as mãos até obter uma massa homogênea. Em geral, a massa estará pronta quando desgrudar dos dedos, ou seja, é o ponto ideal.
Pronto, agora cubra a bacia com um pano e deixe a massa fermentar até dobrar de volume, isto leva de 2 a 3 horas.
Ingredientes do Recheio de Creme de Uva
- 3 xícaras de agua fria
- 1 xícara de açúcar
- 4 colheres de amido de milho
- Licor sabor groselha ou suco em pó do sabor de sua preferência
Modo de Preparo
Misture os ingredientes e leve ao forno médio até engrossar. Deixe esfriar. Importante: o recheio deve ser colocado frio sobre a massa.
Ingredientes para a farofa da cuca
- Meia xícara de açúcar
- Meia xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de nata
- Canela em pó
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes a ponto de farinhar e reserve.
Como montar a cuca alemã?
Pegue a massa, divida em duas partes, espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e abra cada massa com um rolo (não deixe a massa muito fina pois pode se romper com o recheio), recheie com o creme de groselha conforme a receita que indicamos.
Enrole a massa como um rocambole e coloque numa forma de pão. Deixe crescer novamente, até dobrar de volume.
Para finalizar, pegue um ovo, bata com garfo e pincele as cucas com carinho e cuidado para não interromper o processo de fermentação. Espalhe a farofa sobre elas. Agora é só assar. Leve-as ao forno pré-aquecido por 10 minutos, a uma temperatura de 180ºC.
Fique atento, pois nos primeiros 10 minutos, quando elas estiverem com aspecto dourado, diminua a temperatura para 150ºC, desligue o dourador superior e deixe-as assando por mais 45 minutos. Desligue o forno e mantenha as cucas por 10 minutos ali mesmo.
Tire-as do forno e deixe esfriar. Agora é só degustar! ?
Qual vinho harmoniza com Cuca Alemã?
Nossa sugestão de harmonização é com Vinho de Mesa San Severo Rosé Suave. Um vinho com aromas de frutas vermelhas e textura cremosa, produzido na Serra Gaúcha. Fica delicioso!
E então, o que achou da nossa receita de Cuca Alemã? Faça na sua casa e depois nos conte o que achou! ?
Veja também: Pizza e Vinho – Dicas para uma harmonização de sucesso
Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.
De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.