uma criança comendo pipoca e seu pai controlando a televisão para assistir filme sobre vinhos

10 filmes sobre vinhos que você precisa assistir

Filme é sempre uma ótima pedida. Filmes sobre vinhos, então, nem se fala!

Quem aprecia de fato a bebida quer sempre saber mais. E convenhamos, o universo dos vinhos é fascinante!

Mas vamos ao que interessa: taças à mão? Garrafa aberta? Pipocas prontas? Então confira a lista de filmes sobre vinhos que preparamos, entre comédias românticas, suspenses e documentários:

 

Um Ano em Champagne (2015)

Inegavelmente, se de nossas TV’s sentíssemos aromas, esta certamente seria a dica mais cheirosa de todas.

“Um Ano em Champagne” é um documentário que segue importadores, viticultores e especialistas durante um ano de produção na região francesa de Champagne.

Explorando as quatro estações do ano, é Martine Saunier, famosa negociante de vinhos, quem guia essa viagem. Ótima dica para assistir com um bom rótulo na mão!

E se quiser se aprofundar, não deixe de curtir toda a trilogia: “Um Ano na Borgonha” (2013) e “Um Ano no Porto” (2018) também prometem verdadeiras imersões nos territórios mais famosos de vinhos pelo mundo. 

 

Sour Grapes (2016)

De fato, este é mais um documentário verdadeiramente instigante, a começar pelo título: em tradução, “sour grapes” significa uvas azedas.

Voltado a um caso de falsificação de garrafas, Sour Grapes mostra a história de um jovem natural da Indonésia, chamado Rudy Kurniawan, hoje considerado o maior fraudador de vinhos da história.

Muito carismático, ele conquista a confiança de colecionadores de vinhos e consegue vender a eles milhões de dólares em rótulos falsificados. Mas sua fraude não durou muito tempo. Quer saber o que aconteceu? Assista, porque aqui não vamos dar spoilers, ok?

 

O Sabor do Amor (2012)

Com título original “The Chateau Meroux”, esta é uma excelente dica para quem curte uma comédia romântica. É o filme mais fofo na nossa lista de filmes sobre vinhos.

Após herdar a vinícola de seu pai, Wendy (Marla Sokoloff) se muda para Napa Valley, Califórnia. Enquanto começa a se ambientar com as atividades do negócio, ela conhece Chris (Barry Watson), por quem fica caidinha. O que ela não sabia é que o rapaz é filho de seu principal concorrente.

Curiosidade: Napa Valley, a pouco menos de duas horas de San Francisco, reúne aproximadamente 500 vinícolas e é considerada região referência na produção de vinhos. Uma viagem e tanto para quem curte o assunto! Saiba mais sobre o Enoturismo e possíveis viagens para amantes do vinho.

 

A Sorte do Viticultor (2009)

Um drama romântico para a lista! Sobran Jodeau (Jérémie Renier) é um jovem viticultor que deseja criar seu próprio vinho a partir de uma safra perfeita.

“The Vintner’s Luck” é surpreendente. Em uma noite de verão do ano de 1808, um anjo aparece e oferece a Sobran algumas mudas de videiras. A partir deste primeiro encontro, uma vez ao ano o jovem deve se encontrar com o anjo, que lhe garante conselhos sobre tudo: de relacionamento com mulheres à produção de vinhos.

Parece uma história monótona? Pegue a taça, aperte o play e espere para se surpreender com as reviravoltas desta trama!

 

SOMM (2013)

Por fim, sonha em ser sommelier? Sobretudo admira o trabalho deles? Assista ao documentário SOMM, que mostra a árdua rotina de estudos de quatro sommeliers que se arriscam a fazer o exame da “Court of Masters Sommeliers”, em busca do título de “Master of Wine”.

Surpreendentemente, para se ter uma ideia, o tão desejado broche de Master Sommelier só é conquistado por 10% dos candidatos que realizam o exame.

 

O Rato que Ruge (1959)

Esse é para quem aprecia os filmes antigos e históricos de comédia. Ele aborda como o vinho foi (e ainda é) importante na economia de muitos país. No enredo, Grand Fenwick é um país fictício, localizado entre a Suíça e a França, que vive basicamente da exportação de vinhos para os Estados Unidos.

Os governantes tramam então uma falsa guerra contra os americanos para receberem ajuda financeira depois de perderem. Mas o tiro sai pela culatra. O plano não dá certo. Cheio e sátiras, esta é uma relíquia muito divertida para assistir com a família.

 

Vicky Cristina Barcelona (2008)

Esta não é uma indicação diretamente sobre vinhos. Mas um filme de Woody Allen é sempre uma obra prima, ainda mais quando taças de vinhos acompanham os personagens em boa parte da trama. Penélope Cruz, Javier Bardem, Rebecca Hall e Scarlett Johansson integram o elenco que narra a história de duas amigas americanas que vão à Espanha para suas férias.

Em uma galeria de arte, elas conhecem o sedutor pintor Juan Antonio, que as convida para passar o final de semana com ele. Porém as coisas complicam quando sua ex-namorada aparece em sua casa e o flagra com as duas americanas.

 

The Duel of Wine (2015)

Outro excelente enredo aos apreciadores de vinho, este é um filme que conta a história de Charlie Arturaola, um sommelier prestigiado cuja carreira está em declínio. Para tentar se reerguer, ele decide dar uma guinada na vida  a partir do anonimato. Sem que saibam que suas opiniões estão atreladas ao seu nome, ele volta a fazer parte do mundo da degustação dos vinhos.

O filme é uma continuação de Ways of Wine e tem origem italiana e argentina, com a direção de Nicolás Carreras.

 

O Vinho Perfeito (2014)

Produzido na Itália (de onde saem rótulos incríveis), a trama conta a história de Giovanni, um bancário que vê sua vida ser transformada ao se tornar um renomado especialista em vinhos.

No entanto, essa fama é posta à prova quando ele conhece uma misteriosa figura que o puxará para uma série de mistérios, incluindo uma acusação de assassinato. Vale a pena conferir se você gosta de um bom suspense!

 

Entre Vinhos e Amores (2007)

Originalmente “La Cucina”, este é um filme estrelado por Christina Hendricks que aborda histórias que se cruzam e passam a ser uma só. Se você gosta de “Closer – Perto Demais” e “Simplesmente Amor”, já pode acrescentar mais este título à lista dos seus preferidos. Ao longo da trama, as pautas da vida são regadas a muito vinho. Um filme simpático, leve e excelente para assistir com amigos.

Conte pra gente: conhece outros filmes sobre vinhos para integrar esta lista? Compartilhe! Vamos adorar assisti-lo!

 

 

Delci Werle é sommelière gaúcha, casada, mãe de duas filhas. Da família de descendência alemã, herdou a paixão por vinhos e gastronomia. Com o marido, veio o empreendedorismo e a distribuição de bebidas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

No currículo, cursos e conhecimentos diversos. Graduada na área da educação nos anos 80, passando por Secretariado Bilíngue (Unisinos) e mais recentemente um MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 (PUC-RS), Delci já trabalhou como professora e por longos anos esteve na indústria.

De 2009 pra cá, a gestão dos negócios tomou conta da sua rotina em definitivo. Atualmente, Delci está à frente da Werle Comercial, um dos maiores e-commerces de bebidas do Brasil. Ela sabe que empreender não é tarefa fácil atualmente, mas o desafio também é seu hobby: “o empreendedor deve estar em constante atualização, sempre atento às tendências de comportamento dos consumidores. Tenho sede por conhecimentos, novidades. Estou sempre me atualizando e de olho no que acontece no mercado!”.

Deixe um comentário